A colaboração da Fenafim e Apefisco ao fisco do município de São Joaquim do Monte (PE) incluiu uma visita técnica, realizada no dia 19 de novembro, na sede do município, com o objetivo de discutir os preparativos para a implementação da nova tributação sobre o consumo (IBS).
Durante a reunião, foram abordados temas como treinamentos, tecnologia da informação, adaptações administrativas e a aprovação de um projeto de lei para melhorar a estruturação da administração tributária. Também foi discutida a definição de uma parcela remuneratória destinada a incentivar o avanço na arrecadação.
Estiveram presentes na reunião de trabalho: Elvis Fábio (Secretário de Finanças), Willemes Santos (Diretor de Tributos), Felipe Teixeira (Controlador Interno), Airon (Departamento Jurídico), além dos integrantes do Fisco Júnior Ramos e Tayná. Representando a Fenafim, participou o Diretor Jurídico Carlos Cardoso, e pela Apefisco, o Coordenador Regional Tiago Soares, integrante do Fisco de Garanhuns-PE.
“O Fisco de São Joaquim do Monte, embora instituído há pouco tempo, já consegue desenvolver um trabalho que dobrará a arrecadação do IPTU de 2023 para 2024 e aumentará a receita com taxas em cerca de 250%. Agora, o foco deve estar no ISS e no repasse do ICMS para garantir mais recursos no presente e um bom índice de recebimento do IBS pelos próximos 50 anos”, afirmou Carlos Cardoso, Diretor Jurídico da Fenafim.