Fenafim participa da fundação da Alafisco e realiza seminário sobre o papel do fisco no novo Sistema Tributário que virá com a Reforma

Teotônio Vilela (AL) virou sede da Federação Nacional dos Fiscos Municipais no dia 14 de novembro. Com a presença de 18 municípios alagoanos — incluindo a capital Maceió, 2 municípios pernambucanos (Camaragibe e Ipojuca) e 1 município sergipano (Itabaiana) —, foi fundada a Alafisco, entidade representativa dos Fiscos municipais de Alagoas.

O Diretor Jurídico e de Defesa Funcional da Fenafim, Carlos Cardoso, e o dirigente da Apefisco, Eduardo Lima, tiveram agenda de reuniões com o Secretário de Finanças e o Diretor de Tributos de Teotônio Vilela, na véspera do evento, para tratarem dos ajustes necessários para um melhor funcionamento do fisco.

“Não foi obra do acaso a Fenafim estar neste município logo após a aprovação da PEC da Reforma Tributária no Senado e na vizinhança do dia 15 de novembro: este lugar leva o nome de um brasileiro que lutou demais por liberdade, o Menestrel das Alagoas Teotônio Vilela, um importante libertador do Brasil. Na República, a rés é pública, as coisas são de todos. Há mais de 130 anos estamos lutando para materializar esta República proclamada pelo Marechal Deodoro, e isso se faz prestando serviços públicos essenciais que permitem que a rés (as coisas) possam ser para todos. O Papel do Fisco é garantir os recursos que custeiam esses serviços concretizadores da República”, disse Carlos Cardoso durante palestra sobre a missão constitucional do fisco e os desafios dos municípios diante da Reforma Tributária.