A Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (Anafisco) se reuniram com o senador Rogério Marinho (PL-RN). na segunda-feira (15/08). para discutir sobre a Reforma Tributária.
Os auditores José Matos, do fisco municipal de Natal, e Charles Caldeira, do Rio Branco, representaram as duas entidades do fisco municipal.
Na ocasião, foram entregues estudos e propostas das entidades com o propósito de fortalecer os municípios no novo imposto que se diz subnacional, mas com os estados controlando a maior parcela dos municípios decorrente do novo imposto.
Também foram ressaltadas as perspectivas de diminuir a receita própria e aumentar a dependência de repasses estaduais com a necessidade de compensar as compras governamentais dos municípios.
Os municípios compram mais que a esfera estadual, pois estão mais próximos ao cidadão e tem proporcionalmente mais serviços públicos básicos.