Unidos, Fisco garante vitória histórica na regulamentação da Reforma Tributária

A forte presença das entidades representantes dos fiscos em Brasília demonstrou a força e a coesão do Fisco brasileiro. A vitória na votação do PLP 108 não é apenas uma conquista para a categoria, mas um avanço para toda a sociedade, ao garantir mais segurança jurídica e eficiência na arrecadação — pilares de um Estado justo e funcional. O trabalho continua, mas a certeza que fica é a de que, juntos, os Auditores Fiscais do Brasil são capazes de superar os maiores desafios.

Brasília, 16 de dezembro de 2025 – Em um dia decisivo para o futuro da administração tributária no Brasil, a união fez, mais uma vez, a força. A aprovação do relatório final do PLP 108/2024 na Câmara dos Deputados, com a manutenção de pontos técnicos essenciais para o Fisco, é resultado direto de uma mobilização intensa e coordenada de diversas entidades, com destaque para a atuação em peso das equipes da Fenafim e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (ANAFISCO).

Durante toda a segunda-feira (15) e a terça-feira (16), lideranças das duas entidades estiveram presentes nos corredores e nas galerias da Câmara, acompanhando de perto a votação do texto-base e dos destaques, em um trabalho incansável de diálogo e articulação com os parlamentares.

O presidente em exercício da Fenafim e vice-presidente da ANAFISCO, Cássio Vieira, ressaltou que o resultado positivo só foi possível graças ao esforço coletivo. “Ninguém faz nada sozinho. Unidos, somos fortes e grandes, e conseguimos vitórias desse tamanho. O empenho de cada diretor e de cada entidade parceira foi fundamental para que a Reforma Tributária ficasse tecnicamente melhor para o Brasil”, declarou.

Ao lado de Cássio, a equipe contou com a presença de André Martins (Sindifisco-BH e AMFISCO-MG) e Fernanda Thomé (vice-presidente da região Centro-Oeste da Fenafim), que se somaram a outras lideranças do Fisco nacional, como Celso Malhani, diretor de assuntos parlamentares da FENAFISCO, Rosana Veloso, secretária-geral do SINAFRESP, e João Dado, ex-presidente do SINAFRESP e ex-deputado federal. O diálogo direto com o relator da matéria, deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), foi crucial para a construção do consenso que prevaleceu no plenário.

Leia a íntegra da Nota Técnica da Fenafim que norteou a articulação da equipe em Brasília.
Leia também a íntegra da NOTA PÚBLICA assinada por todas as entidades que representam os fiscos federal, estaduais, municipais e distrital.

https://drive.google.com/file/d/1z1oaVp1WtcIV9ZBrjHdcH0h-5-B8vAFN/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1LCNRxmiLT7rA9CnUQ8h7hjlELH6A20wp/view?usp=drivesdk