O Prêmio FENAFIM é mais uma realização da Federação Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais e tem o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa nas áreas da Administração Tributária e do Direito Tributário Municipais, reconhecendo trabalhos de excelência técnica e sua aplicabilidade na esfera da Administração Pública dos Municípios.

O Prêmio FENAFIM é considerado um dos mais importantes concursos de trabalhos científicos do fisco brasileiro, cooperando para o fortalecimento institucional da nossa categoria e para o aprimoramento profissional dos servidores fiscais e de todos aqueles que atuam na esfera da Administração Tributária Municipal.

Há um espaço no debate público sobre a tributação que cabe aos integrantes dos fiscos municipais. É muito importante fazermos conhecida a nossa visão pela sociedade, mostrarmos que podemos contribuir, decisivamente, conjugando a melhoria do ambiente de negócios com a justiça social.

O Prêmio FENAFIM possui 02 (duas) categorias: Profissional e Administração Tributária. A categoria Profissional é voltada para Auditores e Fiscais de Tributos Federais, Estaduais e Municipais, com trabalhos que versem sobre Administração Tributária Municipal e Direito Tributário Municipal. A categoria Administração Tributária é voltada para Auditores e Fiscais de Tributos, ativos ou aposentados, integrantes do fisco municipal, com trabalhos que versem sobre a inovação, a modernização, o aprimoramento técnico e a eficiência da Administração Tributária Municipal, incentivando a elaboração e apresentação de propostas e projetos técnicos viáveis de implementação ou a demonstração de trabalhos exitosos, já implementados, e que tenham gerado bons resultados no âmbito da administração municipal.