O Prêmio FENAFIM é mais uma realização da Federação Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais e tem o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa nas áreas da Administração Tributária e do Direito Tributário Municipais (categoria Profissional), reconhecendo trabalhos de excelência técnica e sua aplicabilidade na esfera da Administração Pública dos Municípios.

O Prêmio FENAFIM é considerado um dos mais importantes concursos de trabalhos científicos do fisco brasileiro, cooperando para o fortalecimento institucional da nossa categoria e para o aprimoramento profissional dos servidores fiscais e de todos aqueles que atuam na esfera da Administração Tributária Municipal.

Há um espaço no debate público sobre a tributação que cabe aos integrantes dos fiscos municipais. É muito importante fazermos conhecida a nossa visão pela sociedade, mostrarmos que podemos contribuir, decisivamente, conjugando a melhoria do ambiente de negócios com a justiça social.

Esse ano, nosso Prêmio terá uma segunda categoria: Acadêmica, voltada para estudantes universitários. O tema escolhido é Educação Fiscal, pois é papel dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais dialogar com a sociedade, estimulando os cidadãos a conhecerem e participarem de algo tão importante para as famílias brasileiras: a tributação.